A freguesia faz parte da Região de Lisboa e Vale do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa. Situa-se na margem norte do rio Tejo.
Geomorfologia:
Freguesia maioritariamente uniforme na sua zona ribeirinha, relativamente plana, com a vila (parte antiga) com acessos mais dificultados (estradas estreitas) e menos planas. Do ponto de vista geomorfológico, caracteriza-se por um ondulado suave de baixas altitudes.
Clima:
A localização da freguesia de Oeiras no extremo SW da península de Lisboa confere-lhe uma posição de transição entre o clima temperado mediterrânico, caracterizado por um verão quente e seco e um inverno ameno e pluvioso de caráter irregular e o clima temperado mediterrânico de feição atlântica, com verão moderado e inverno suave e húmido.
Ao longo dos últimos 30 anos, verificou-se uma amplitude térmica média na ordem dos 10ºC, tendo-se registado como extremos, valores médios mensais que em alguns anos atingiram os -1 ºC nos meses de dezembro e janeiro e 42,3 ºC nos meses de junho (1).
Relativamente à precipitação média mensal para o mesmo período evidenciam-se como valores máximos os registos correspondentes aos meses de novembro - que ultrapassaram os 100 mm, tendo como oposto os valores correspondentes aos meses de verão e em particular os referentes aos meses de julho e agosto. A média dos registos para esse período de 30 anos, situa-se nos 55,4 mm de precipitação anual.
Fonte: http: www.cm-oeiras.pt